.

"Puxa a cadeira, senta, e conversa com o velho amigo".

21.8.11

Yael Naim - "Toxic"


Recebi essa indicação de uma fonoaudióloga, Profa. Dra. Marta Assumpção, numa oficina que fiz sobre Voz Cantada. Me encantei com essa cantora franco-israelita. Aqui nesse vídeo, ela faz uma versão da música "Toxic", menos frenética e muito mais lírica (e linda, na minha opinião).


Sobre Yael Naim:
Nasceu em Paris há 29 anos e se mudou com sua família para Ramat Hasharon, Israel, quando tinha quatro anos. Sofreu influências de Aretha Franklin e The Beatles. Gastava horas no piano que seu pai comprou e começou a frequentar o conservatório de música aos nove anos. Quando cursava o ensino médio, foi ver o grande jazzista Wynton Marsalis no clube Camelot, em Tel Aviv, e encontrou com um saxofonista que tocava com a orquestra de Wynton, e que tinha uma sede em Israel. Ele reconheceu o talento dela e todo mês, quando ele aparecia pelo clube, ele a levava para tocarem juntos. Naim cantava na troupe da força áerea, iniciada em 1996, "Mesmo que fosse com o exército, era muito agradável". Durante um serviço, ela foi enviada para cantar em um concerto beneficente em Paris. Os organizadores observaram sua voz e fizeram anotações sobre ela. Quando saiu do exército, foi enviada para outro concerto em Paris, e após sua apresentação, foi chamada por produtores franceses que quiseram ouvir mais. "Aconteceu apenas que eles procuravam por alguém para um projeto musical, e quando eles ouviram o que eu faço, ficaram impressionados e me ofereceram um contrato." Com 21 anos, Yael Naim fecha um contrato com a gravadora EMI. Retorna a Israel e depois volta a Paris, e o trabalho do álbum leva um ano para ser concluído, quando algo mais acontece: o diretor francês Jewish Elie Chouraqui vê a sua perfomance e oferece a ela um papel em sua produção musical, que foi um grande sucesso. Em um concerto que prestigiava, conheceu David Donatien, um baterista indiano. Eles começaram a tocar juntos e depois de 3 anos de trabalho conjunto e gravações no quarto do apartamento de Naim, conduziram mais tarde a gravação de um CD.
"Meu primeiro álbum estava cheio de idéias e tentativas de ir em todos os tipos de sentidos. Eu era jovem, Eu amava fazer música mas eu não tinha um trajeto desobstruído (…)David me disse para ser mais transparente, expor o meu próprio jeito de ser, construir as canções em torno da emoção com a guitarra e minha voz". Em 2007 lança seu novo álbum "Yael Naim" e as vendas atestam que o resultado é realmente um sucesso e como uma jovem mulher israelense, cantando a maior parte em hebraico, se tornou o mais vendido álbum pela internet na França e agora em terceiro lugar em vendas nas lojas com aproximadamente 60.000 cópias em um mês, e toca nas mais populares estações de rádios. O álbum contém 13 trilhas que variam do Pop ao Folk e baladas melancólicas. O som está limpo com sua voz macia e morna, sem amostragem ou motifs eletrônicos.
Fonte: Wikipédia (apesar das informações desse site não serem 100% confiáveis, ele é uma fonte de busca interessante.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário