.

"Puxa a cadeira, senta, e conversa com o velho amigo".

23.8.11

Leitura e Educação Ambiental

E já que estamos falando de Fonoaudiologia, gostaria de divulgar um projeto super inovador e brilhante, da fonoaudióloga do Paraná Danielle Guerra, chamado"Leitura e Educação". Além de colega de profissão, Dani é minha amiga, desde que cursamos o curso de graduação de Fonoaudiologia na PUCPR em 2000.  Como ela mesmo diz, é uma militante como eu dentro da área da Fonoaudiologia, lutando com vontade e determinação pelo espaço e valorização de nossa profissão. E vontade, determinação e além de tudo, muita criatividade, não falta para Danielle, que conseguiu agregar dois temais super relevantes e fundamentais para os dias atuais: educação e meio ambiente. Particularmente, considero o cuidado com esses dois aspectos como algo fundamental para um futuro, no mínimo, decente. 
Olha só a ideia do projeto:


"Há muito se sabe a importância da leitura e escrita no processo da aprendizagem da criança. A escola assume papel fundamental no processo da aquisição dessas duas modalidades de linguagem infantil.
A leitura promove a criatividade, imaginação, formação de conceitos, além de nos apresentar a realidade onde podemos pensar sobre o mundo, interpretar, ter curiosidade em saber.
A criança se desenvolve conhecendo a si mesma, refletindo sobre o mundo, formando critérios. O conhecimento leva à informação, sendo as crianças os adultos de amanhã.
Crianças moradoras de lugares onde o meio ambiente é algo presente em seu cotidiano, como a cidade de Bombinhas (e municípios vizinhos), podem ser cidadãos mais participantes de suas realidades, desenvolvendo também maior consciência do ambiente em que vivem.
É preciso incentivar as crianças a lerem além da escola, descobrir o quanto prazeroso pode ser conhecer e saber para fora da sala de aula. A intenção do projeto é oferecer a leitura como atividade lúdica e não como obrigação ou disciplina curricular.

AÇOES:

Num primeiro momento, buscaremos o apoio de órgãos que possam contribuir com aspectos relacionados ao projeto. Prefeituras, moradores, escola, família serão convidados a participar.
Um levantamento das escolas será realizado buscando abranger crianças a partir dos 6 anos de idade. Os encontros serão realizados na praia de Bombas, a cada 15 dias.
Buscaremos contar histórias para crianças, incentivar a leitura de livros, a escrita de histórias, refletirem sobre o meio ambiente e praticar atitudes que preservem a natureza.
A parceria com a comunidade visa também à arrecadação de livros e brinquedos, além da participação do voluntariado.
Os voluntários poderão contribuir de diferentes maneiras: como contadores de histórias, partilharem conhecimentos específicos e sua relação com meio ambiente (esportistas, pescadores, lideres comunitários, professores, gestores, profissionais da saúde, etc).
O projeto não terá lugar fixo para acontecer. Iniciaremos na praia, mas estaremos em contato com diferentes espaços que levem as crianças a pensarem no meio ambiente. O primeiro encontro acontecerá em Bombas, mas as praias vizinhas também serão beneficiadas (Bombinhas, Quatro Ilhas, Canto Grande, Mariscal, Zimbros e 

Morrinhos)".
Fonte:  http://www.facebook.com/profile.php?id=100002695362698 


Danielle explica como nasceu o projeto: "(...) minha formação como fonoaudióloga me levou a pensar nessa ideia! Escolhi Bombas como meu cantinho particular, meu refúgio já que moro numa cidade grande, longe do mar! Mas quanto mais me aproximava da cidade, mais me deparava com  questões que me puseram a pensar. Me interroguei sobre qual poderia ser minha contribuição para esse paraíso, que tanto contribui para meu bem estar! Logo vi que as questões relacionadas ao meio ambiente devem ser pensadas no coletivo, junto da comunidade! As crianças serão os futuros moradores, formadores de opinião da nossa cidade! Atrelado a isso, a cultura através da leitura pode beneficiar a educação de cada um! Busco reforços para que nós possamos começar uma mudança hoje, colhendo frutos no amanhã! Sejam todos bem vindos a participar!!"


Para mais informações e para quem quiser participar, de alguma forma, dessa iniciativa: 
 http://www.facebook.com/profile.php?id=100002695362698 


O trabalho da fga. Danielle Guerra pode ser encontrado nessa homepage: http://www.fonoterapeuta.com.br/


Parabéns, Dani! Profissionais como você nos inspiram, nos motivam e nos orgulham.
Força e sucesso nessa caminhada!

Um comentário:

  1. Gabriela, querida amiga e Fono! Vejo que somos pessoas inquietas e buscamos alternativas para as questões que nos mobilizam! Através do nosso trabalho, que visa proporcionar a comunicação, estaremos engajadas em ações que possam modificar o mundo ao nosso lado!
    O blog "Um lugar comum" faz referência a várias maneiras de refletirmos como estamos nesse mundo, através dos vários dispositivos da cultura (música, escrita, leitura, poemas).
    Como dizia John Lennon: "Você pode dizer
    Que eu sou um sonhador
    Mas eu não sou o único
    Eu tenho a esperança de que um dia
    você se juntará a nós
    E o mundo será como um só"...
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir